Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Institucional ANPUH

Em 19 de outubro de 1961 foi fundada, na cidade de Marília, estado de São Paulo, a Associação Nacional dos Professores Universitários de História, ANPUH. A entidade trazia na sua fundação a aspiração da profissionalização do ensino e da pesquisa na área de história, opondo-se de certa forma à tradição de uma historiografia não-acadêmica e autodidata ainda amplamente majoritária à época.

Atuando desde seu aparecimento no ambiente profissional da graduação e da pós-graduação em história, a ANPUH foi aos poucos ampliando sua base de associados, passando a incluir professores dos ensinos fundamental e médio e, mais recentemente, profissionais atuantes nos arquivos públicos e privados, e em instituições de patrimônio e memória espalhadas por todo o país. O quadro atual de associados da ANPUH reflete a diversidade de espaços de trabalho hoje ocupados pelos historiadores em nossa sociedade. A abertura da entidade ao conjunto dos profissionais de história levou também à mudança do nome que, a partir de 1993, passou a se chamar Associação Nacional de História, preservando-se contudo o acrônimo que a identifica há mais de 40 anos.

A cada dois anos, a ANPUH realiza o Simpósio Nacional de História, o maior e mais importante evento da área de história no país e na América Latina. O XXIII Simpósio Nacional, o mais recente do gênero, foi realizado entre 17 e 22 de julho de 2005, na Universidade Estadual de Londrina, Paraná. O próximo Simpósio Nacional de História, em sua vigésima-quarta edição, acontecerá entre os dias 15 e 20 de julho de 2007, nas dependências da Unisinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. No intervalo entre dois simpósios nacionais, as Seções Regionais organizam seus encontros estaduais.

No Estatuto da Associação, estão definidos seus propósitos:

"Art. 4°. - A presente Associação tem por objetivos:
a. O aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis;
b. O estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História;
c. A defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos
históricos;
d. A defesa do livre exercício das atividades dos profissionais de
História;
e. A representação da comunidade dos profissionais de História perante instâncias administrativas, legislativas, órgãos financiadores e planejadores, entidades científicas ou acadêmicas.

Art. 5° - Para garantir seus objetivos, a Associação deverá promover o intercâmbio de idéias entre seus associados por meio de reuniões periódicas e publicações, procurando também irradiar suas atividades por meio de suas Seções Estaduais e Regionais"

A ANPUH publica semestralmente, a Revista Brasileira de História, uma das mais respeitadas publicações da área de história no país e, desde 2003, a revista eletrônica História Hoje.

A Diretoria atual é composta por professores de diferentes universidades do país, a saber: Eni de Mesquita Samara (USP, presidente), Flávio M. Heinz (UNISINOS, vice-presidente), Manoel Luiz Salgado Guimarães (UFRJ-UERJ, secretário geral), Frederico Alexandre Hecker (UNESP/Assis, 1º secretário), Ana Maria Monteiro (UFRJ, 2ª secretária), Antônio Carlos Amador Gil (UFES, 1º tesoureiro) e Almir Bueno (UFRN, 2º tesoureiro). Outros 25 profissionais da área compõem o Conselho Consultivo.

De todas suas atividades e fins, a realização do Simpósio Nacional é a de maior visibilidade, na medida em que reúne fisicamente a comunidade nacional de historiadores, o que exige também um esforço concentrado da equipe organizadora e de seus parceiros a fim de promover um evento que contemple a diversidade dos profissionais de história e das pesquisas que realizam.

A sede nacional da ANPUH ocupa hoje um conjunto de salas no andar térreo do prédio da História e Geografia da Universidade de São Paulo, situado à Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, CEP:05508-900, São Paulo, capital. O telefone/fax para contato da secretaria da ANPUH é o (11) 3091-3047 e o e-mail anpuh@usp.br.


ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções