Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
A saúde e a doença como objetos da História

Proponentes:
Anny Jackeline Torres Silveira (Universidade Federal de Minas Gerais),
Dilene Raimundo do Nascimento (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz)

Descrição:
A saúde e a doença tratadas como objetos da História têm sido tema de vários trabalhos publicados. Com diferentes abordagens e um amplo leque de tipos de fonte, a saúde e a doença são problematizadas por meio de análises históricas que contribuem para revelar as relações sociais, econômicas, culturais e políticas engendradas por determinada sociedade na forma como reage e interage com determinadas condições de saúde e com as doenças existentes.
Assim, novos problemas – como a constituição de agendas de saúde pública, a profissionalização, a emergência de novas moléstias, os quadros patológicos predominantes em determinadas épocas, a relação médico/paciente, a produção de conhecimento sobre o processo do adoecimento – e novas abordagens – especialmente a que vincula a saúde e a doença ao complexo universo da história da cultura e da sociedade – evidenciaram o quanto esse é um campo promissor, ampliando nosso entendimento sobre as sociedades do passado e as do presente, enfatizando a multidisciplinaridade no diálogo com outras áreas do conhecimento.
Dessa forma, este simpósio propõe reunir trabalhos que aprofundam a reflexão sobre a saúde e a doença como fenômenos sociais, funcionando como um fórum de debate e de troca acadêmica entre os pesquisadores, das universidades e centros de pesquisa brasileiros, dedicados aos estudos dessa temática.
Um dos caminhos propostos pelo Simpósio Temático, ora apresentado, é investir na discussão da história social da saúde e das doenças, isto é, uma abordagem da história da saúde e das doenças que prima por valorizar as inter-relações sociais estabelecidas no processo histórico, bem como os percursos metodológicos constituídos pelos pesquisadores no seu fazer história.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções