Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Política, Imprensa e Cultura

Proponentes:
Maria de Lourdes Monaco Janotti (Universidade de São Paulo),
Marisa Saenz Leme (Universidade Estadual Paulista - Franca)

Descrição:
O Simpósio temático Política, Imprensa e Cultura__ proposto pelo GT de Política da ANPUH __ abrange diversas possibilidades de abordagens teórico-metodológicas e de pesquisas empíricas, permitindo a interlocução entre trabalhos que focalizem diferentes países e períodos cronológicos. Permite ainda inquirir acerca das formas de apropriação das fontes documentais, suas implicações e conseqüências para a produção historiográfica.
As representações de mundo produzidas num dado espaço social revelam-se também no consumo de objetos culturais e apreciações estéticas que atuam como mecanismos de diferenciação e de fronteira entre grupos sociais, redefinindo relações de poder, expressivas de lutas ideológicas e posições divergentes, surgidas no interior de um dado segmento social.
Lembrando Roger Chartier, a história cultural identifica o modo como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade social é construída, pensada e dada a ler. Há vários caminhos para tanto: um deles diz respeito às categorias que organizam a apreensão do mundo social, fundamentando a percepção e apreciação do real. Essas idéias, internalizadas, fazem com que o presente adquira sentido. Embora pretendam ser universais, porque racionais, são, no entanto fruto de interesses dos grupos que as concebem.
Nessa medida, os discursos proferidos se relacionam às posições de quem os produz, evidenciando o complexo entrelaçamento das ações e reflexões políticas com a produção da mídia.
Por sua vez a política pode ser concebida como a dimensão da história que abriga as relações diretas e ideais do viver coletivo, assim como a instância do real onde se organizam com mais nitidez essas experiências. Quer se trate do espaço político institucionalmente delimitado, o Estado __ de cujo aparato jurídico depende, em grande parte, a vida das sociedades __ quer se refira ao exercício do poder por instituições variadas, entre as quais a imprensa. A abrangência das ações institucionais torna os fatos políticos referenciais do tempo coletivo.
Nesse sentido, a imprensa pode ser vista como fonte e objeto da História político-cultural, interferindo diretamente na produção de idéias que interagem na tessitura das redes de sociabilidade, na formação da opinião pública e também nas ações dos agentes políticos tradicionais, como sindicatos e agremiações partidárias.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções