Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Idéias, intelectuais e instituições: História e multidisciplinaridade

Proponentes:
Fernando Antonio Faria (Universidade Federal Fluminense e UERJ)

Descrição:
Este simpósio tem como perspectiva resgatar uma importante tradição do pensamento social brasileiro, a História das Idéias, e o papel do intelectual na elaboração de uma agenda de questões que extravasa os limites dos muros acadêmicos, chegando a influenciar os círculos do público não-especializado. Também busca-se investigar a inserção do intelectual no aparato estatal e na sociedade civil, por meio de instituições que se constituem em lugar privilegiado para a reflexão e o debate. O objetivo do Simpósio IDÉIAS, INTELECTUAIS E INSTITUIÇÕES: HISTÓRIA E MULTIDISCIPLINARIDADE é reunir pesquisadores que trabalham com este eixo temático sob uma perspectiva plural e integrada.
As análises a serem desenvolvidas devem procurar consolidar uma visão comparativa e interdisciplinar, a partir de abordagens identificadas com diferentes tradições acadêmicas. Os eixos que organizam e norteiam as reflexões do grupo deverão contemplar aspectos atinentes à história e historiografia das idéias, intelectuais e instituições, em especial analisados sob a ótica da República, do republicanismo, do federalismo, da democracia, do Estado, da sociedade civil, da sociedade política, dos movimentos sociais e das relações de poder e dos diversos projetos político-sociais concorrentes na cena pública brasileira, ao longo dos dois últimos séculos.
O simpósio também terá como objetivo promover o VIII Encontro Anual do Grupo de Pesquisa CNPQ/UFF Idéias, Intelectuais e Instituições.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções