Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
O ensino de História nas Américas

Proponentes:
Luis Fernando Cerri (Universidade Estadual de Ponta Grossa),
Maria de Fátima Sabino Dias (UFSC)

Descrição:
Considera-se que o Ensino de História tem se consolidado como um campo especial de investigação, de característica interdisciplinar, integrando questões da teoria da História, da metodologia do ensino, da história das disciplinas e de vários outros campos da História e da Educação. Considera-se ainda que o ensino de História na América Latina é dotado tanto de características universais quanto de dados particulares, e que esses têm recebido menor atenção no panorama acadêmico contemporâneo. Deste modo, o simpósio objetiva reunir professores que desenvolvem trabalhos de pesquisa em diversas vertentes teóricas e metodológicas seja na América Latina, seja sobre a América Latina, seja, ainda, em perspectiva comparativa entre países da América Latina. Desse modo, são esperadas comunicações referentes a cultura escolar e às práticas de sala de aula, livro didático, formação de professores de História, , representações e usos sociais do conhecimento histórico no passado e na atualidade, trajetórias escolares e não – escolares de aprendizagem, debates teóricos sobre esse campo de pesquisa e assemelhados.
Objetiva-se, enfim, reunir e mobilizar professores que fazem pesquisa acadêmica num espaço horizontal e solidário para promover, além da troca de experiências e bibliografias, a construção de projetos de pesquisa interdisciplinares e internacionais.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções