Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Infância e juventude na História do Brasil: abordagens e perspectivas

Proponentes:
Esmeralda Blanco B. de Moura (USP),
Silvia Maria Fávero Arend (UDESC)

Descrição:
A presente proposta de simpósio temático pretende dar continuidade às discussões sobre infância e juventude levadas a cabo durante os Simpósios Nacionais de História promovidos pela ANPUH Nacional em 2003 e em 2005. Nos dois eventos o simpósio temático revelou-se um oportuno espaço de interlocução entre estudiosos da História da Infância e da Juventude no Brasil.
A intenção de ampliar e atualizar esse debate encontra fundamentação, sem dúvida, na relevância da produção historiográfica contemporânea que vem tomando maior vulto. Desdobrando-se em várias perspectivas de análise – abandono e ilegitimidade, exploração no trabalho, delinqüência e criminalidade, violência familiar, educação, saúde, entre outras – o interesse de historiadores brasileiros sobre a infância – bem como sobre a juventude – manteve-se constante, encaminhando-se, na última década, para uma maior diversidade em termos de fontes, metodologia e possibilidades de abordagem, inclusive, multidisciplinares.
Releva lembrar, finalmente, que infância e juventude permanecem como questões centrais nos cenários nacional e internacional, uma centralidade que inclui os historiadores e confere atualidade à pesquisa histórica.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções