Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
História e Teoria Social

Proponentes:
Karl Martin Monsma (UNISINOS),
Marcos César Alvarez (Universidade de São Paulo)

Descrição:
Em consonância com o tema do congresso, este simpósio propõe a reflexão sobre as relações entre a História e as abordagens teóricas das Ciências Sociais, examinando, por um lado, as apropriações e modificações da teoria social, cultural e política por historiadores e, por outro, como abordagens históricas têm influenciado a teorização nas Ciências Sociais. Espera-se criar um espaço de diálogo entre historiadores interessados em questões teóricas e cientistas sociais que estudam processos históricos.
A historiografia do século XX foi marcada por teorias das Ciências Sociais. Por exemplo, a História Social foi notavelmente influenciada pela Sociologia, a História Cultural tomou boa parte de suas balizas teóricas da Antropologia e a microhistória exibe influencias desses dois campos de conhecimento. Nas Ciências Sociais, abordagens históricas ganharam novo vigor nas últimas décadas. A Sociologia Histórica e a Etnohistória viraram subáreas respeitáveis, e a política comparada muitas vezes valoriza análises históricas. As convergências parciais entre a História e as Ciências Sociais sugerem que ambos os lados podem ganhar com esse diálogo, sem perder suas identidades próprias. Talvez a questão mais fundamental nessa discussão multidisciplinar seja: como podemos compreender, simultaneamente, a estruturação da atividade humana e a reprodução e transformação das estruturas mediante essa mesma atividade? As respostas necessariamente precisam abordar, de maneira central, os papéis do tempo, das temporalidades e dos processos – ou seja, temas propriamente históricos - na constituição e reconfiguração de estruturas sociais e simbólicas.
Questões mais específicas abordadas no simpósio podem incluir as seguintes, entre outras: Como podemos aproveitar as teorias sociais, culturais e políticas em pesquisas genuinamente históricas, sem produzir somente a antropologia ou a sociologia do passado? Como o tempo e processos de reprodução e transformação poderiam ser incorporados como elementos centrais da teoria cultural e social, e que diferença isso faria para a pesquisa nas Ciências Sociais? Como os estudos históricos, na maioria das vezes densamente contextualizados, podem subsidiar a teorização? Como a cultura historiográfica mudou com a incorporação de teorias das Ciências Sociais? Como conceitos teóricos fundamentais – como estrutura, discurso, prática, evento, cultura e identidade – têm sido empregados e ressignificados na História e nas vertentes históricos das Ciêncis Sociais? Como as apropriações dos mesmos teóricos (por exemplo, Elias, Bourdieu, Foucault ou Sahlins) variam entre a História e as Ciências Sociais? Em que medida a narrativa pode servir como ferramenta analítica? Quais são as semelhanças e diferenças entre a apresentação narrativa dos resultados da pesquisa na História e nas Ciências Sociais históricas? Que tipo de narrativa nos permitiria escrever a história dos eventos e das estruturas simultaneamente? Quais são os pontos de convergência e de divergência entre a micro-história e o interacionismo? Quais são as relações entre o conceito de imaginário, comum na historiografia, e o de representações coletivas, da antropologia? De que maneira a história e narrativas históricas entram na construção das identidades coletivas?
Como a melhor maneira de apurar e aprofundar a teoria é usá-la para pensar o mundo, apresentações baseadas na pesquisa empírica também serão bem-vindas neste simpósio. Estas podem ser papers escritos por historiadores que usam a teoria social ou cultural para interpretar o passado, ou trabalhos de cientistas sociais que abordam objetos históricos.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções