Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
A Época Moderna: cultura, sociedade, economia pública e pensamento político

Proponentes:
Antonio Edmilson Martins Rodrigues (PUC-Rio / Universidade do Estado do Rio de Janeiro),
Sylvia Ewel Lenz (Universidade Estadual de Londrina)

Descrição:
Este espaço acadêmico compreende professores e pesquisadores da área de História Moderna para debater estudos sobre os mais diversos temas da época – do longo século XVI ao final do setecentos.
Pretendemos refletir acerca das Culturas do Renascimento e do Barroco, conceitos criados, respectivamente, por Jacob Burckhardt e Jose Antonio Maraval, assim como a época das Luzes em meio às ordem estamental e política absolutista.
Neste sentido, há de se debater sobre as reflexões dos contemporâneos sobre as permanências e rupturas culturais de seu tempocomo o debate entre antigos e modernos.
Abrimos o espaço para tratar das manifestações e facções religiosas, tanto no campo teológico como no embate cruento das Guerras Religiosas e dos Trinta Anos.
Pesquisas a partir de fontes tais como relatos de viagem, descrições, crônicas, narrativas, também são de suma importância, além das revisões historiográficas afins.
E, como “saber é poder”, inserimos a reflexão acerca das mudanças paradigmáticas, atreladas às inovações tecnológicas com ainstituicionalização da ciência moderna.
Também relevamos o proto-industrialismo gestado em meio à economia mercantil, atrelada à consolidação de mercados externos e internos, com a conquista de terras além-mar e do comércio de produtos coloniais.
Finalmente, entendemos ser fundamental discutir o pensamento político moderno em suas diversas matizes e antinomias, seja na tradição do republicanismo cívico, seja na da monarquia do direito divino.
Assim, há de se analisar a consolidação da ordem política pelo Estado moderno, e portanto, do sistema inter-estatal, tanto na organização interna como na defesa externa cujas guerras configuraram a geopolítica da Europa moderna, em lugar da Cristandade.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções