Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
História das Instituições Militares e do Pensamento Estratégico

Proponentes:
Francisco Carlos Teixeira da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro),
Sidnei José Munhoz (Universidade Estadual de Maringá)

Descrição:
As Instituições Militares, com seus diversos órgãos de direção e execução, caracterizam-se por serem instrumentos da direção política, obtida pelo sufrágio eleitoral, na execução do monopólio da violência legítima, cedida pelos cidadãos dentro do pacto democrático. Contudo, essa subordinação do poder militar à chamada tutela civil não se estendeu, muitas vezes, às concepções e elaborações daqueles assuntos considerados de natureza estritamente militar, tais como, a estratégia em escala estatal e as formas de projeção de poder.
Portanto, torna-se importante compreender as posições assumidas por estas instituições, por meio da análise das principais forças políticas atuantes, seus interesses e projetos. Para tanto, é essencial a produção de pesquisas cujos temas abordem conceitos como guerra, força, violência, defesa, diplomacia, soberania, entre outros.
O Pensamento Estratégico estudado e desenvolvido, principalmente, dentro das Instituições Militares é um forte indicador da capacidade de uma unidade política de impor a sua vontade na arena internacional, devendo-se esclarecer que os problemas que surgem nos debates inerentes à análise do pensamento estratégico não são exclusivos do Brasil. As barreiras culturais e a resistência burocrática às mudanças, bem como a escassez de recursos materiais e humanos, estimulam a necessidade de formulações estratégicas adequadas aos problemas de segurança do século XXI em outros países do mundo, e conseqüentemente o questionamento do posicionamento e funcionamento das Instituições Militares nesse novo contexto. Contudo, a identificação do posicionamento e funcionamento das Instituições Militares requer o entendimento da estrutura interna às mesmas e dos processos de formação, treinamento e capacitação constante de quadros que possam executar suas tarefas. Assim, recuperar os movimentos de construção e desconstrução do arcabouço organizacional das Instituições Militares e a formatação da suas identidades como corporação, bem como analisar as formas de recrutamento, instrução e adestramento de seus quadros, dos meios que dispunham para a execução das tarefas a elas impostas, devem também ser objeto de pesquisa.
Diante dessas concepções, a proposição de um Simpósio com essa temática materializa a necessidade de se estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre as Instituições Militares e o Pensamento Estratégico. Promovendo o encontro de pesquisadores que se interessam por essa temática, estimulando o intercâmbio e o debate de natureza acadêmica como recurso à atividade de investigação, de inovação e de aprofundamento de competências profissionais nas áreas integradas da História, Pensamento Estratégico e Relações Internacionais.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções