Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
História do Tempo Presente e Memória

Proponentes:
Lucilia de Almeida Neves Delgado (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais),
Marieta de Moraes Ferreira (CPDOC - FGV UFRJ)

Descrição:
O Simpósio Temático sobre História do Tempo Presente e Memória visa contribuir para o diálogo entre historiadores, que escolheram a contemporaneidade como marco temporal de suas pesquisas. Objetiva também estabelecer interlocuções sobre a relação memória e presente histórico.
Nesse sentido, a proposta prioriza as seguintes abordagens sobre a história do tempo presente: campo constitutivo e temporalidade; diversidade temática; pluralidade de fontes e de procedimentos de pesquisa.

Campo Constitutivo e Temporalidade
A delimitação do campo constitutivo atual e o recorte temporal contemporâneo são características fundamentais e distintivas da História do Tempo Presente. Cabe, portanto, ressaltar que, no terreno da distinção, o que diferencia a História do Tempo Presente das temáticas históricas longitudinais é a proximidade dos historiadores em relação aos acontecimentos. Os historiadores do presente histórico são praticamente contemporâneos de seus objetos de estudo. Nesse sentido, as memórias sobre acontecimentos e processos são referências fundamentais para construção do conhecimento histórico por eles produzido.
A configuração do campo da História do Tempo Presente está intrinsecamente relacionada à sua dimensão temporal. Algumas questões decorrem dessa característica nuclear. Existe um o marco de início do tempo presente? Qual sua projeção cronológica? Como as mudanças e o movimento da história interferem na sua delimitação temporal? A História do Tempo Presente é uma história marcada por constantes transformações, por deslocamentos ininterruptos? Tais movimentos interferem na metodologia de sua pesquisa e na seleção das fontes que serão investigadas e/ou produzidas?

Diversidade temática
A abrangência dos temas que podem ser investigados por historiadores do tempo presente sugere a adoção de abordagem interdisciplinar. Portanto, o diálogo com a literatura, a ciência política, a sociologia, a antropologia, a geografia, a economia, a psicologia social, entre outras áreas de conhecimento, tem caracterizado inúmeros trabalhos de pesquisa desenvolvidos por historiadores.
Nesse sentido, o simpósio temático sobre a história do tempo presente, considerando, inclusive, a interlocução fértil da história com outras áreas de conhecimento, pode incorporar, dentre outras, pesquisas referentes a: atuação de partidos políticos, manifestações de tolerância e de intolerância, memória coletiva de grupos sociais específicos, construção de identidades coletivas, propaganda e representações, construção de imaginários sociais, formas de organização e de militância de trabalhadores rurais e urbanos; participação de intelectuais na política; formas de expressão de atividades culturais; atuação da imprensa e conflitos de interesses.
A pluralidade de temas é incontestável e pode se estender em lista ampla e variada. Essa diversidade, por si mesma, demonstra a potencialidade e relevância do tema proposto.

Pluralidade de fontes e de procedimentos metodológicos
Há um consenso fortemente estabelecido, sobre o entendimento de que estudos e pesquisas acerca do tempo presente estão fortemente embasados em memórias coletivas e individuais. Cabe, portanto, destacar a multiplicidade de fontes que, inerentes aos processos de construção de lembranças, podem subsidiar e embasar essas pesquisas.
O mundo no qual vivemos produz em abundância diferentes documentos, que podem contribuir para o enriquecimento da produção de conhecimento histórico. São eles: iconografias, obras literárias, relatos orais e escritos, charges, filmes, documentários; suportes da informática, plantas, mapas, atas, programas de rádio, peças publicitárias, jornais, revistas, músicas, entre outros.
A essa profusão de fontes, encontradas em diferentes locais, agrega-se a possibilidade que tem o historiador de produzir ele mesmo documentos para suas pesquisas.
A título de exemplo, cabe ressaltar dois tipos de fontes: depoimentos de história oral e iconografias.
A história oral tem possibilitado o registro de inúmeras narrativas, que se constituem como importantes construções da memória coletiva. São diferentes sujeitos e testemunhas da história, que estimulados por historiadores e profissionais de áreas afins à História, relatam suas experiências de vida, que se convertem em documentos passíveis de crítica e análise históricas.
Os registros iconográficos, por apresentarem grande potencialidade interpretativa, também podem ativar e evocar memórias e contribuir para pesquisas da micro e macro histórias. Como qualquer objeto da memória, as iconografias traduzem concepções e conflitos, pois para além de sua dimensão estética, registram sistemas de representações sociais.
A metodologia para a pesquisa da História do Tempo Presente integra procedimentos diversificados e acesso a fontes variadas. Supõe também o mesmo rigor necessário a estudos sobre outros períodos da história, incluindo seleção das fontes e análise crítica da documentação pesquisada e / ou produzida.
Portanto, o Simpósio Temático sobre História do Tempo Presente, pode contribuir para:
. apresentação de interpretações sobre o campo específico do presente histórico;
. discussão de trabalhos que abordem diferentes temáticas, agrupadas pelo recorte temporal contemporâneo;
. análises de questões metodológicas relativas à utilização e ao tratamento de fontes, peculiares ao tempo histórico atual.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções