Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
A Multidisciplinaridade no Estudo das Sociedades da Antigüidade: Pesquisas, Territórios e Deslocamentos

Proponentes:
Ana Teresa Marques Gonçalves (Universidade Federal de Goiás)

Descrição:
Poucas áreas necessitam e se utilizam tanto da multidisciplinaridade no desenvolvimento de seus objetos de pesquisa quanto a Antigüidade Oriental e Clássica. As sociedades do mundo antigo, que se formaram tão distante de nós em termos de espaço e tempo, mas tão próximas no que se referem às características constitutivas de seus componentes, para serem compreendidas pelos especialistas, são estudadas a partir de técnicas, conceitos, abordagens e temáticas, muitas vezes, advindas de outras disciplinas que não a História propriamente dita. A Arqueologia, a Antropologia, a Ciência Política, a Epigrafia, a Papirologia, a Numismática, a Anforologia, entre tantos outros, são saberes fundamentais para aqueles que se dedicam a conhecer as sociedades complexas formadas no mundo antigo.
Por isso, o simpósio temático aqui proposto tem como objetivo propiciar uma oportunidade para refletir como a multidisciplinaridade, vista a partir de seus territórios e deslocamentos, tem contribuído para o surgimento de novos conceitos, novas temáticas, novas abordagens, enfim, novos saberes constituídos a partir de práticas multidisciplinares, que há muito tempo caracterizam os estudos sobre a Antigüidade.
Além disso, a realização deste simpósio temático propiciará o encontro dos membros do GT de História Antiga da ANPUH, que em abril deste ano de 2006 realizou nas dependências da UFG, em Goiânia, o seu V Encontro Nacional, com vários outros especialistas e pesquisadores em História Antiga. A constituição do simpósio temático tem por finalidade criar, no interior do XXIV Simpósio Nacional de História, um espaço de troca de idéias, de debate e de apresentação de novas possibilidades investigativas a respeito do mundo antigo. Debate este que certamente será muito fecundo, pois é da exposição das pesquisas em andamento, dos resultados obtidos e do contato científico entre os especialistas que vai se constituindo aos poucos um saber legitimamente brasileiro sobre as sociedades antigas.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções