Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
História do Esporte e das Práticas Corporais

Proponentes:
Luiz Carlos Ribeiro (Universidade Federal do Paraná),
Victor Andrade de Melo (Universidade Federal do Rio de janeiro)

Descrição:
Os estudos históricos que definem como objeto o esporte e as práticas corporais (capoeira, ginástica, dança, entre outras) têm notavelmente crescido em nosso país nos últimos anos. A consolidação de grupos de estudos especializados (GT’s), o aumento de pesquisas e publicações a partir de programas de pós-graduação da área das humanidades demonstra bem essa potencialidade. O mesmo ocorre com a consolidação de grupos de estudos e a realização de eventos científicos, como por exemplo na ANPOCS, na ALAS-Associacão Latino-Americana de Sociologia, na ABAS-Associação Brasileira de Antropologia, no CBCE-Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e especialmente no Congresso Brasileiro de História do Esporte, Educação Física, Lazer e Dança, que em 2006 realizou sua 10a edição. Na História, diversos Núcleos Regionias têm realizado simpósios de estudos do esporte. Em nível nacional, tanto em 2003 (João Pessoa/PB) quanto em 2005 (Londrina/PR) o simpósio foi organizado com sucesso.
A importância desses objetos para nos permitir uma melhor compreensão de nossa sociedade, desde um ponto de vista histórico, foi recentemente reconhecida pela própria ANPUH/Nacional, que sugeriu ao CNPq a inclusão da especialidade “História do Esporte” na nova tabela de área de conhecimentos.
No caso do Brasil, isso é realmente potencializado pelo papel que o futebol ocupa em nossa sociedade, algo que tem estado presente nas produções não só de acadêmicos, como de literatos, músicos, cineastas e intelectuais de diferentes filiações.
O Simpósio Temático História do Esporte e das Práticas Corporais, proposto para o XXIV Simpósio Nacional de História, pretende contribuir para a consolidação e fortalecimento das iniciativas já em andamento. Para além disso, ressalta-se que sua proposta é plenamente articulada com a temática central do evento (História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos), já que os objetos esporte e práticas corporais têm sido investigados por olhares diversos das mais diferentes áreas de conhecimento.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções