Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
História, Imagem e Cultura Visual

Proponentes:
Charles Monteiro (PUCRS),
Iara Lis Franco Schiavinatto (UNICAMP)

Descrição:
O Simpósio Temático “História, Imagem e Cultura Visual” pretende reunir trabalhos centrados na temática da cultura visual compreendida a partir de seus diversos suportes materiais, sua fontes visuais e iconográficas, suas linguagens, seus lugares de enunciação, circuitos e fluxos. Este conjunto, que podemos denominar visualidade, configura um processo continuado de produção de sentidos sociais. Na conformação deste campo, destacam-se os regimes visuais e os padrões de visualidade entendidos aqui como estruturadores de uma série de práticas sociais.
O Simpósio temático organizará as comunicações em blocos temáticos, tendo em consideração problemáticas centradas nos diferentes suportes materiais (fotografia, cinema, história da arte, etc.), ou nos modos de inserção das linguagens visuais na organização e funcionamento das sociedades. Cada bloco terá um debatedor convidado, em função de sua pesquisa e produção na área, que dirigirá os trabalhos estimulando o debate e o entrecruzamento de problemas sobre os diferentes suportes, linguagens e temporalidades. Uma mesa-redonda sobre as questões relativas ao visual e a visualidade, no meio da semana de debates, reunirá pesquisadores de diferentes instituições e perspectivas teórico-metodológicas no sentido de fazer um balanço da produção atual na área, das principais direções de pesquisa e os principais problemas a serem enfrentados.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções