Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Imagens de Arte: fronteiras disciplinares entre história da imagem e história da arte

Proponentes:
Luciene Lehmkuhl (Universidade Federal de Uberlândia),
Paulo Knauss (Universidade Federal Fluminense)

Descrição:
O Simpósio pretende discutir as fronteiras disciplinares entre história da arte e história da imagem, colocando no centro da reflexão acontecimentos artísticos como elementos de cultura visual. Além disso, trata-se de entender a produção artística como questão constitutiva do discurso histórico e do procedimento historiográfico. Os problemas da arte são tomados como problemas históricos, relacionados às regras plásticas e visuais, de ordem formal ou estética, e de práticas do olhar. Destaca-se, assim a discussão sobre a arte como construção histórica, desnaturalizando o estatuto artí¬stico, e enfatizando sua historicidade.

Temas: fronteiras entre história da imagem e história da arte; historiografia da arte; arte e imagens do passado; arte e imagens de paisagem; arte e retratos, auto-retratos e imagens do corpo; arte pública e cidade; estilos, escolas, gêneros e movimentos artísticos; intertextualidade, reprodutibilidade e tridimensionalidade na arte; alegorias, simulacros e representações nas obras de arte; arte e experiência; circuito social da arte e produção, circulação, fruição e resignificação; história de coleções e história de exposições de arte.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções