Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Cidade, História e Interdisciplinaridade

Proponentes:
Josianne Francia Cerasoli (Universidade Federal de Uberlândia),
Marisa Varanda Teixeira Carpintéro (Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP)

Descrição:
A multiplicidade perpassa a cidade, entendida como fenômeno histórico ou na condição de objeto de conhecimento e entendimento. Seu caráter inegavelmente complexo é visível, embora nem sempre prontamente inteligível, na heterogeneidade de suas formas e sujeitos, na variedade de seus atores e autores, na multiplicidade dos discursos e leituras que a objetivam/percebem, na diversidade de diagnósticos e perspectivas que a avaliam, em sua mobilidade/transformação constante, dificultadora de apreensões totalizantes e definitivas. A despeito da percepção de certa instabilidade da cidade, advinda dessa pluralidade e movimento, têm sido persistentes e numerosas as tentativas de compreensão do que ocorre nas cidades, seja a partir de saberes especializados, seja por meio de diferentes linguagens, ou por dizeres cotidianos de seus habitantes e observadores. Faces distintas de configurações urbanas, reais/percebidas ou desejadas/imaginadas, têm sido construídas na tentativa de se apreender, compreender e projetar a cidade. A busca da viabilidade e da inteligibilidade do urbano tem mobilizado historicamente, pelo menos nos últimos duzentos anos no Ocidente, forças e discursos plurais, e reitera a importância e a complexidade da vida urbana.
Abordar historicamente a cidade considerando-se essa complexidade praticamente impõe o desafio de se constituir uma visão antes interdisciplinar do que multidisciplinar do urbano. Mais que colocar lado a lado disciplinas e seus campos de reflexão, tal abordagem implica considerar ainda os contatos e entrelaçamentos nos quais é possível vislumbrar confluências de diferentes olhares, constituídos a partir de territórios distintos, mas cujos diálogos tornam-se indispensáveis às aproximações conceituais possíveis na apreensão da complexidade inerente à cidade. Estudá-la por meio de uma concepção interdisciplinar pode abranger pelo menos dois sentidos: remete, inicialmente, aos diferentes campos do conhecimento, que se modificam e alteram as formas de apreensão do urbano, sobretudo na contemporaneidade, voltados à compreensão da complexa teia de relações que compõem as cidades – como a própria história, a sociologia, a geografia, a lingüística, a antropologia, a filosofia, o urbanismo, entre outras. No sentido de sua profundidade histórica, pode-se tomar a dimensão interdisciplinar como constituinte inseparável do urbano, como experiência cotidiana, como questão, como sensibilidade, como objeto de investigação e reflexão. No primeiro sentido, torna-se evidente o diálogo da história com outros campos do saber – seriam territórios? – que vêm debatendo o fenômeno urbano, pelo menos desde a constituição da cidade como questão, a partir das preocupações com as inóspitas condições de vida e as tensões cotidianas nas cidades. No segundo sentido, a interdisciplinaridade, talvez mais que as visões das múltiplas disciplinas, alimenta nas análises históricas a possibilidade de se ampliar o entendimento acerca das forças e tensões que agem na cidade, perceptíveis pelo fascínio e temores que desperta e pelos desafios e perspectivas que reitera, envoltos na trama urbana, cotidiana e ordinariamente tecida por seus atores. Constituída de relações entrelaçadas entre personagens, classes sociais, agentes políticos, técnicos, literatos etc. que constroem tanto discursos/textos quanto edificações, e convivem em espaços comuns, a cidade exige, para ser lida, também tais entrelaçamentos entre as abordagens que dela se faz.
Por isso tudo, esta proposta de simpósio temático objetiva abordar e discutir os múltiplos discursos sobre a cidade e da cidade, abarcando a vida urbana, os embates políticos na/sobre a cidade, os registros de moradores, as impressões de visitantes e literatos – sobretudo sob impacto de transformações e esquecimentos –, os apontamentos constituídos na experiência urbana, os ensaios do pensamento urbanístico e suas realizações, as falas das autoridades públicas e dos observadores da/na cidade, os debates entre os diferentes especialistas da cidade – engenheiros, médicos, urbanistas etc. Entre impressões céticas ou desconfiadas, manifestações de espanto ou admiração, avaliações de caráter técnico e outras que apostam largamente na conversão da cidade em um ambiente agradável e funcional, é possível acompanhar historicamente a multiplicidade presente e atuante de diferentes formas na cidade, sobre a cidade ou dela advindos. Ademais, focalizar a cidade e os discursos plurais que a (re)configuram nos parece fortemente associado ao tema geral sugerido para o simpósio nacional, considerando ainda que permitirá ao simpósio temático aqui proposto aproximar-se do objeto de estudo – a cidade - não apenas pelo viés histórico, mas também pela confluência das várias disciplinas e campos do saber nos quais se deslocam seus sentidos e as possibilidades de sua inteligibilidade.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções