Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
História, Memória e Narrativa

Proponentes:
Antonio Torres Montenegro (Universidade Federal de Pernambuco),
Regina Beatriz Guimarães Neto (Universidade Federal de Mato Grosso)

Descrição:
A escrita da história tem estado no centro dos debates historiográficos contemporâneos, considerando desde já as diferentes abordagens metodológicas e as aproximações com outras áreas de conhecimento (como a antropologia, a literatura e a filosofia). Este simpósio interessa-se pelos percursos, deslocamentos e rupturas teóricas que as novas reflexões propõem no campo da história, como a história cultural, a história social e a história política. Estas colocam em debate pressupostos teóricos e metodológicos considerados norteadores de mudanças conceituais que se articulam com as discussões provenientes das críticas direcionadas as metanarrativas. Este simpósio privilegiará reflexões cruciais sobre a memória, escrita da história e as representações do passado, relevando o papel fundamental das pesquisas realizadas e a produção do texto historiográfico. Reflexões teóricas que têm uma problemática comum ou que se encontra na base de uma análise sobre as relações entre historiografia e narrativa: a representação do passado.
Outro aspecto fundamental que elegemos para os debates, dentro da temática proposta, é a questão do espaço e do tempo e sua relação com a memória e a narrativa. A matéria das lembranças, alusiva aos espaços freqüentados e vividos, ao ser trabalhada, remete-nos a outras espacialidades e temporalidades, multiplicando o campo de imagens na memória e nas narrativas. Os espaços, nessa perspectiva, como resultado das práticas sociais, ganham espessura na memória, trazendo as marcas dos acontecimentos, configurando paisagens onde habitam homens e mulheres, constituindo o território da história. Essa junção vital entre tempo e espaço segue as palavras de Michel Serres em seu livro O Incandescente : “O espaço aparece agora como um mosaico temporal constituído de tempos e ritmos diversos.” (p. 15).
Esta proposta do Simpósio Temático também se direciona às análises de obras de historiadores brasileiros e da literatura de ficção nacional e estrangeira que nos permitam refletir acerca das relações entre memória e construção da narrativa histórica.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções