Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
Cultura popular e multidisciplinaridade: debates teórico-metodológicos

Proponentes:
Isabel Cristina Martins Guillen (Universidade Federal de Pernambuco),
Ivaldo Marciano de França Lima (Universidade Federal Fluminense)

Descrição:
As questões teórico-metodológicas que envolvem o estudo da cultura popular têm suscitado intensos debates a longo das últimas décadas. Este curso tem por objetivo fazer uma avaliação e/ou balanço desses debates, através da análise da historiografia produzida, bem como as diferentes abordagens propostas. Nesse sentido, o curso analisará as diversas metodologias utilizadas na discussão e análise da bibliotéque bleu, utilizadas por Mandrou e Bollème, bem como as críticas que lhes foram feitas por Carlo Ginzburg e Roger Chartier. Um importante debate que não pode ser negligenciado refere-se às discussões levadas a efeito pelos estudos culturais, principalmente em suas intrínsecas relações com a cultura afro-descendente (diaspórica), questão esta que será discutida ao se analisar as obras de Leroy e Hall, por exemplo. Ainda no campo dos estudos culturais, destaca-se o trabalho de Canclini e Barbero, e a relação da cultura popular (em seus múltiplos sentidos) com as mídias. É neste contexto historiográfico que se pretende analisar como o conceito de mediador cultural tem sido utilizado, bem como as críticas recebidas.

Por último, a análise da cultura popular não pode deixar de considerar a relação que se estabeleceu ao longo dos debates historiográficos entre história e antropologia, privilegiando as análises em torno dos rituais e dos mitos.

Conteúdo:
1. Cultura popular x cultura erudita: o debate historiográfico entre Mandrou, Bolléme, Ginzburg e Chartier;
2. Cultura popular e estudos culturais: Leroy, Hall, Canclini e Barbero (os mediadores culturais em questão)
3. História e Antropologia: o estudo dos rituais.
4. História e Antropologia: mitos e memória.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções