Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
Cartografia e Conhecimento: a experiência dos impérios ibéricos - séculos XV-XIX

Proponentes:
Andréa Doré (Universidade Federal do Paraná),
Íris Kantor (Universidade de São Paulo)

Descrição:
A cartografia histórica constitui um excelente instrumento para o estudo da conformação dos espaços coloniais ibéricos da época moderna. A análise das vistas, plantas e mapas das possessões portuguesas e espanholas nos permitem identificar um padrão de ocupação do espaço que, mesmo sendo obrigado a enfrentar geografias e populações bastante distintas realizando adaptações, denuncia um esforço de regulação e ordenação. A presença do poder monárquico (por meio de edifícios e funcionários) e do poder religioso (pela edificação de mosteiros, conventos e igrejas) se enquadra na elaboração de uma estrutura urbana ocidentalizada e de referência ibérica. Entre as questões que serão desenvolvidas durante o curso, destacamos:

a) Os processos de produção, circulação e consumo dos mapas: manuscritos, práticas editoriais, montagem de coleções e comércio de mapas;
b) O uso da cartografia no processo de urbanização e controle das populações nativas: as experiências locais e os padrões ibéricos.
d) A institucionalização da produção cartográfica e as trajetórias biográficas de alguns dos principais cartógrafos portugueses e espanhóis.
e) A cartografia como instrumento de demarcação das fronteiras inter-imperiais
f) Confrontação entre as fontes cartográficas e demais fontes documentais, como por exemplo: inventários populacionais, relatos de viagem, visitas pastorais, literatura ficcional...

b) Objetivos gerais:
> Estimular o interesse dos estudantes e professores pela pesquisa de aspectos históricos da cartografia, de maneira mais ampla, e da ibérica, de forma mais específica.
> Oferecer instrumentos de pesquisa bibliográfica e iconográfica, especialmente, àquelas relacionadas com bases de cartografia digital.
> Capacitar professores e estudantes para o uso da cartografia em sala de aula.

c) Meta e metodologia:
Tanto nos cursos de graduação como de pós-graduação são raros os momentos em que a cartografia serve de subsídio para um aprofundamento da problemática da colonização. Por isso, o curso visa sensibilizar os pesquisadores e professores para o uso das fontes cartográficas no estudo do processo de ocupação, conquista e colonização promovidos pelos Impérios ibéricos em seus domínios ultramarinos.

A história da cartografia tem se renovado nos últimos vinte anos a partir dos trabalhos de J.B. Harley, que propõe a análise dos mapas como imagens retóricas. Enquanto imagens do mundo os mapas nunca podem ser vistos como neutros ou completamente científicos. Essa perspectiva enriquece as possibilidades de uso das fontes cartográficas, na medida que passamos a considera-la como um objeto cultural, social e político do seu tempo. Por isso, ao longo dos 4 dias de curso, faremos uma série de exercícios de análise critica, desconstruindo os códigos retóricos e historicizando os procedimentos de construção das fontes cartográficas.

O curso procurará problematizar certas concepções correntes sobre a história da cartografia, geralmente centradas na evolução das técnicas cartográficas, oferecendo uma leitura alternativa, preocupada com a construção de uma história social da cartografia e seus usos.

Numa outra perspectiva, procuraremos utilizar a cartografia para redimensionar algumas abordagens da historiografia brasileira e hispanoamericana, utilizando, sobretudo, os trabalhos de Jaime Cortesão e Sergio Buarque de Holanda, Angel Rama, Furlong entre outros.

Conteúdo do mini-curso:
1. História da cartografia: abordagens metodológicas e interpretações
2. A cartografia ibérica e ocidentalização: África, Ásia e América
3. O inventário dos espaços coloniais: agentes e instituições.
4. Cartografia e diplomacia: a disputa imperial.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções