Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
A razão gráfica nas missões guaranis: espaço, territorialidade e identidade indígena

Proponentes:
Artur Henrique Franco Barcelos (Universidade de Caxias do Sul),
Eduardo Santos Neumann (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Descrição:
O mini-curso se propõe a analisar a transformação cultural resultante das práticas de catequese presentes na ação missionária dos jesuítas na região platina entre os séculos XVII e XVIII. Para tanto, o curso pretende esboçar um panorama geral da ocupação indígena pré-colonial, com ênfase na parcialidade guarani, e o impacto da ocupação, colonização e evangelização espanhola a partir do século XVI.
Parte-se da premissa de que, uma vez assentadas as bases de domínio na região, os missionários da Companhia de Jesus deram início, a partir do século XVII, a um intenso processo de reorganização espacial das sociedades indígenas, promovendo deslocamentos e re-elaborando as estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais que resultaram na inserção dos guaranis na sociedade colonial.
O êxito da proposta reducional dependia em grande parte de eliminar a dispersão guarani e configurar uma nova espacialidade que resultou na constituição de uma nova identidade: o guarani missioneiro. O caráter de fronteira luso-espanhola da região onde se instalaram tais reduções determinou em grande parte o ambiente de animosidade que resultaram nos avanços e recuos da frente missional jesuítica. Paralelo a seu papel de assentamentos de fronteira, estas reduções caracterizaram-se também como um novo espaço para os índios, onde os mecanismos de evangelização que incluíam as “artes e ofícios” estimulavam o uso da razão gráfica. A prática da escrita aliada a elaboração de planos, croquis e mapas permitiram aos guaranis o manuseio e domínio da cultura escrita.
Ao adotarem as estratégias facultadas pelo sistema jurídico espanhol, as comunidades indígenas procuraram superar dificuldades e garantir sua primazia sobre certos territórios. Para atingir seus objetivos se valiam de procedimentos reconhecidos pela monarquia espanhola como legítimos, no caso o envio de cartas e memoriais além da elaboração de mapas. O convívio com os trâmites administrativos, voltados a efetivar a centralização monárquica - através do envio de informes ou consultas escritas - repercutiram de forma acentuada entre os guaranis.
Nesse contexto a cartografia atendia tanto a uma necessidade prática quanto política, como a de exercer o controle sobre novos territórios. O estabelecimento de mapas sinalizando caminhos e demarcando regiões é uma das peças para o conhecimento de uma região e domínio de um território. Assim como a escrita, a cartografia acabou fazendo parte das práticas presentes na evangelização jesuítica, propiciando uma apreensão deste conhecimento pelos guaranis. Como resultado, tem-se a formação de uma identidade indígena na qual as concepções de tempo e espaço foram alteradas diante da vida em redução e do convívio com a sociedade colonial.
Durante o mini-curso serão apresentadas e analisadas fontes documentais escrita e cartográficas relativas a experiência catequizadora na região. Tais fontes permitem uma aproximação com sua utilização no processo evangelizador, bem como as apropriações praticadas pelos indígenas diante dos instrumentos de conversão.
Conteúdo programático:
1) Ocupação e colonização do rio da Prata: índios e missionários na sociedade colonial.
1.1 A ocupação indígena pré-colonial – caçadores-coletores e horticultores
1.2 A projeção ibérica sobre o Prata: rede de cidades e a formação do mercado interno
1.3 A Companhia de Jesus e a Província Jesuítica do Paraguai 1610-1767
2) Espaço e territorialidade na Província Jesuítica do Paraguai.
2.1 A Província Jesuítica do Paraguai: colégios, ofícios e reduções
2.2 Avanços e recuos da frente missional: séculos XVII e XVIII
2.3 A cartografia jesuítica e a organização espacial: a construção do “espaço missioneiro”
3) Escrita e memória: conflito e identidade na Banda Oriental
3.1 A elite letrada indígena e o cabildo missioneiro
3.2. As missões orientais, o colonialismo lusitano e a identidade tape
3.3. Os usos e as funções da escrita indígena
4) Razão gráfica: tempo e espaço nas reduções jesuítico-guarani
4.1 As fontes para o estudo da razão gráfica na sociedade colonial
4.2 Tópicos de cartografia histórica
4.3 Oficina com fontes documentais escritas e cartográficas

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções