Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
A construção do Oriente no imaginário ocidental: uma complexa elaboração de imagens de longa duração

Proponentes:
Carmen Lícia Palazzo (Centro Universitário de Brasília - UniCeub)

Descrição:
Uma das maiores dificuldades para o entendimento dos conflitos que ocorrem em regiões como o Oriente Médio e a Ásia central vincula-se ao fato de que os ocidentais partem de um dado que pretendem, muitas vezes, monolítico: o de um Oriente que é explicável em si mesmo enquanto o Outro absoluto, a outra parte do mundo, em oposição a um ocidente diversificado e complexo. Na realidade, porém, não existe Oriente a não ser aquele construído pelo imaginário ocidental, já que são múltiplas as realidades englobadas por uma palavra vazia de conteúdo objetivo porém repleta de construções que vêm sendo elaboradas há séculos para definir a alteridade.
Se Edward Saïd nos apresentou um ponto de partida importante, em sua crítica ao chamado orientalismo europeu, podemos, no entanto, aprofundar mais o estudo da construção do Oriente procurando desvendar como, a partir de toda uma literatura medieval, foram sendo formadas imagens do Outro nem sempre coincidentes e muitas vezes antagônicas. No presente mini-curso, apresentaremos, inicialmente, o instrumental teórico que permita uma análise aprofundada não apenas de aspectos político-econômicos mas também das realidades culturais, imprescindíveis em qualquer pesquisa que trate de questões vinculadas à alteridade.
Introduziremos a temática da Rota da Seda já que viajantes como Marco Polo, Del Carpine e outros se constituíram em fontes essenciais para a divulgação de imagens do Oriente na Europa. Trabalharemos também, ainda que brevemente, com as trocas efetuadas entre o Ocidente e o Oriente e a maneira como a arte e demais objetos da cultura material se constituíram em vetores importantes de intercâmbio entre culturas distintas. O caso de Al-Andaluz será objetivo de uma breve análise integrando-o em nosso estudo enquanto cultural oriental no Ocidente e não sob o enfoque de “invasões e reconquista.”
Após considerações sobre as leituras iluministas do Oriente e a paulatina cristalização de imagens que foram, a cada século, tornando-se menos diversificadas com relação às visões ocidentais, chegaremos a reflexões sobre o imperialismo e às diversas reinterpretações de um rico relacionamento intercultural cujo empobrecimento atual é bastante evidente.


Conteúdo programático:

- Reflexões sobre os aportes da Antropologia para o ofício do historiador, em especial no estudo de relatos de viajantes e nas diversas construções de imagens do Outro (na literatura, nas artes plásticas, no cinema). Considerações sobre imagem e imaginário.

- As visões medievais do Oriente. Relatos de viajantes, arte e cultura material na Rota da Seda. O Oriente muçulmano, budista e confucionista: distintos olhares europeus.

- Al-Andaluz como o extremo ocidente da cultura oriental. Cultura muçulmana, moçárabe e mudéjar.

- O Oriente dos Iluministas: ambigüidades e espelhamento.

- A cristalização do Oriente enquanto o Outro absoluto e a dissolução das lembranças das trocas culturais no imaginário ocidental.

- Imperialismo e reinterpretações da história das relações interculturais.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções