Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
A Família Real no Rio de Janeiro (1808) – uma reavaliação crítica à luz de fontes documentais

Proponentes:
Andréa Slemian (Universidade de São Paulo),
Leticia Squeff

Descrição:
O curso propõe a análise de fontes documentais diversificadas com vistas a discutir as contribuições mais recentes que a historiografia tem produzido acerca da chegada da Família Real no Rio de Janeiro e seus desdobramentos no Império português. O grande número de trabalhos que nos últimos vinte anos detiveram-se sobre o tema e o período, com a proposição de novas temáticas e abordagens, têm sido responsáveis não só pela valorização de determinados conjuntos documentais como por diferentes leituras de fontes. Nesse sentido, partindo do pressuposto que o olhar sobre o material coevo sempre carrega consigo escolhas do historiador, a proposta de discussão a partir da documentação significa colocar em debate as diversas interpretações que recentemente se produziram sobre o tema.
Dessa forma, propõe-se exercícios de análise documental, tanto de registros textuais como visuais, com vistas a: 1. explorar as peculiaridades de cada tipo documental; 2. confrontar a leitura de alguns documentos com interpretações consagradas por parte da historiografia; 3. estabelecer relações entre fontes distintas acerca de um mesmo acontecimento/assunto (p.ex. um desenho de Jean-Baptiste Debret e um relato textual sobre os acontecimentos de fevereiro de 1821 no Rio de Janeiro, quando do juramento da Constituição espanhola por D. João VI).
O curso justifica-se pela riqueza da recente produção historiográfica na reflexão sobre o assunto face ao visível descompasso com que essa é absorvida no conhecimento ensinado nas escolas, onde ainda predominam leituras já superadas pelas pesquisas. Além disso, a publicidade que a efeméride da vinda da Corte ao Brasil adquirirá no ano de 2008 (quando se completam 200 anos do acontecimento), reforça a urgência em se discutir, saindo do rol dos especialistas, um período de fundamental importância na nossa história.


Conteúdo programático:
As discussões serão feitas de forma temática, considerando os tópicos a seguir:
1. Balanço historiográfico sobre a produção das duas últimas décadas;
2. Os desdobramentos da instalação da Corte na dinâmica do Império: economia, política interna e externa;
3. A Corte e o incentivo às artes: missões artísticas e viagens científicas;
4. A dinâmica da circulação de idéias, imprensa e leituras: os germens de uma opinião pública e as formas de controle da população;
5. A sociedade da Corte numa cidade colonial: tensões, formas de sociabilidade, festas e celebrações da monarquia.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções