Agência oficial do evento 
			  
			 
			  
			 | 
			
			
			
				
				
	Mini-cursos | 
	 Voltar | 
 
	Título: A Família Real no Rio de Janeiro (1808) – uma reavaliação crítica à luz de fontes documentais | 
 
	 Proponentes: Andréa Slemian (Universidade de São Paulo), Leticia Squeff | 
 
	 Descrição: O curso propõe a análise de fontes documentais diversificadas com vistas a discutir as contribuições mais recentes que a historiografia tem produzido acerca da chegada da Família Real no Rio de Janeiro e seus desdobramentos no Império português. O grande número de trabalhos que nos últimos vinte anos detiveram-se sobre o tema e o período, com a proposição de novas temáticas e abordagens, têm sido responsáveis não só pela valorização de determinados conjuntos documentais como por diferentes leituras de fontes. Nesse sentido, partindo do pressuposto que o olhar sobre o material coevo sempre carrega consigo escolhas do historiador, a proposta de discussão a partir da documentação significa colocar em debate as diversas interpretações que recentemente se produziram sobre o tema.
 Dessa forma, propõe-se exercícios de análise documental, tanto de registros textuais como visuais, com vistas a: 1. explorar as peculiaridades de cada tipo documental; 2. confrontar a leitura de alguns documentos com interpretações consagradas por parte da historiografia; 3. estabelecer relações entre fontes distintas acerca de um mesmo acontecimento/assunto (p.ex. um desenho de Jean-Baptiste Debret e um relato textual sobre os acontecimentos de fevereiro de 1821 no Rio de Janeiro, quando do juramento da Constituição espanhola por D. João VI).   
 O curso justifica-se pela riqueza da recente produção historiográfica na reflexão sobre o assunto face ao visível descompasso com que essa é absorvida no conhecimento ensinado nas escolas, onde ainda predominam leituras já superadas pelas pesquisas. Além disso, a publicidade que a efeméride da vinda da Corte ao Brasil adquirirá no ano de 2008 (quando se completam 200 anos do acontecimento), reforça a urgência em se discutir, saindo do rol dos especialistas, um período de fundamental importância na nossa história.
 
 
 Conteúdo programático:
 	As discussões serão feitas de forma temática, considerando os tópicos a seguir:
 1.	Balanço historiográfico sobre a produção das duas últimas décadas;
 2.	Os desdobramentos da instalação da Corte na dinâmica do Império: economia, política interna e externa; 
 3.	A Corte e o incentivo às artes: missões artísticas e viagens científicas;
 4.	A dinâmica da circulação de idéias, imprensa e leituras: os germens de uma opinião pública e as formas de controle da população; 
 5.	A sociedade da Corte numa cidade colonial: tensões, formas de sociabilidade, festas e celebrações da monarquia. | 
 
 
				 | 
			 
			
				| 
					
				 | 
			 
			 
			 |