Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
África Contemporânea: Relações Internacionais, Segurança e Desenvolvimento (1980-2006)

Proponentes:
André Luiz Reis da Silva (Faculdades Porto-alegrenses - FAPA)

Descrição:
O fim da Guerra Fria não trouxe a solução para os conflitos e problemas africanos, pois representou para o continente a perda de importância estratégica e capacidade de barganha. Mesclando os efeitos da Guerra Fria, do neocolonialismo e dos ajustes estruturais do neoliberalismo e da globalização, a África passou a sofrer também os efeitos da marginalização e desestrategização do continente por parte das grandes potências, que diminuíram a cooperação e os instrumentos de ajuda a partir do final dos anos 1980. Retirado os esteios que garantiam algum equilíbrio regional, ocorreu o desencadeamento de violentos conflitos, em grande parte “tribalizados” e “privatizados”. Entretanto, a marginalização propiciou o surgimento de uma nova diplomacia no continente, provocado, em grande parte pelo fim do Apartheid. Além disso, uma série de países tem procurado se articular para promover o desenvolvimento integrado da região. Dessa forma, discute-se a possibilidade de um renascimento africano, através do processo de cooperação regional e reafirmação no sistema mundial. Este curso, articulado no GT Relações Internacionais da Anpuh-RS, tem como objetivo precisamente analisar a História da África recente – a partir dos eixos segurança e desenvolvimento – e verificar como o pós-Guerra Fria impactou o continente, bem como as recentes mostras de sua reafirmação no sistema mundial. Visa, com isso, oferecer um suporte analítico para os interessados em aprofundar seus estudos ou realizar pesquisas nesse campo.

Objetivos: Este curso tem como objetivo discutir a situação da África no sistema internacional pós-Guerra Fria. Visa, com isso, oferecer um suporte analítico para os interessados em aprofundar seus estudos ou realizar pesquisas nesse campo. Também está direcionado para a atualização de professores do ensino básico, atendendo a Lei 10.639/03,que torna obrigatório o ensino de História da África e Afro-Brasileira. Busca, dessa forma proporcionar um referencial que permita a compreensão das estruturas e dos processos de continuidade e de ruptura que caracterizam o continente africano. Em uma perspectiva multidisciplinar, trabalha articulando História, Relações Internacionais e Economia.

Programa:
1. Pós-colonialismo, segurança e desenvolvimento na África Contemporânea
2. O fim da Guerra Fria e seus impactos na África Contemporânea
3. O fim do Apartheid, redemocratização e a nova diplomacia africana
4. As possibilidades de desenvolvimento e a reafirmação do continente africano no sistema Internacional pós-Guerra Fria
5. Perspectivas da pesquisa e do ensino da História Africana no Brasil – uma abordagem multidisciplinar

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções