Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
Migrações e Identidade Nacional

Proponentes:
Odair da Cruz Paiva (Universidade Estadual Paulista - Marília)

Descrição:
A) Justificativa: A proposta deste mini-curso se assenta, do ponto de vista acadêmico, em dois elementos. Em primeiro lugar, das discussões realizadas junto à disciplina "Deslocamentos Populacionais e Identidade Nacional", sob minha responsabilidade e que é parte do conjunto de disciplinas da linha " Memória, Identidade e Cultura" do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UNESP-Campus de Marília. Em segundo lugar, de minha relação pesquisas no campo das migrações internas e das migrações internacionais. Por outro lado, o tema geral do Simpósio da ANPUH abre a possibilidade em se discutir os múltiplos aspectos da problemática dos deslocamentos populacionais que, do ponto de vista social e histórico, tem se apresentado como uma das questões mais candentes e complexas do mundo contemporâneo.
B) Apresentação: Os deslocamentos populacionais constituem elemento importante na compreensão da história. As migrações e seu duo "partir e chegar", contém temporalidades variadas que, em ambos os lados, desdobram-se em elementos explicativos do migrar. Há um entrecurazmento complexo entre a Grande História, a história do lugar e as histórias de vida, elementos estes presentes tanto no lugar de origem quanto no de acolhimento e que envolvem dimensões concretas como: território, economia, política e, ao mesmo tempo, dimensões mais abstratas como a identidade e cultura. De certa maneira, migrações e história são elementos inseparáveis; com relação ao Brasil, por exemplo, podemos considerar que o processo conquista e ocupação expressou de forma inequívoca a migração de brancos e negros de várias regiões da Europa e África para as terras da colônia. Nos séculos XIX e XX a imigração proveniente da Europa, Ásia e Oriente Médio reeditou, sob novas formas, a continuidade deste processo. No Brasil como em várias partes do mundo, as migrações - nas suas mais diferentes expressões - apresentam muitos desafios e sua compreensão faz parte das preocupações de diversos segmentos da sociedade contemporânea. Elas trazem à tona a presença de sujeitos das mais diversas origens nacionais e étnicas, classes sociais ou religiões; estes compõem uma rede de migrações complexa, multifacetada e de amplitude variada. De forma mais concreta, podemos observar no panorama contemporâneo que, ao lado dos refugiados de guerra ou dos trabalhadores ilegais, estão a xenofobia, trabalho escravo, legislações restritivas, solidão e frustração. Assim, uma reflexão que leve em conta diferentes olhares e tempos e a ação de diferentes atores das migrações se faz necessária
C) Objetivos: Dessa forma este Mini-Curso tem por objetivos:
· Dialogar com estudantes, professores e pesquisadores que tenham interesse ou que estejam desenvolvendo pesquisas relacionadas ao tema;
· Propor um breve percurso histórico da questão dos deslocamentos populacionais desde o final do século XIX ao final do século XX tanto do ponto de vista das migrações internas (Brasil) quanto das migrações internacionais.
· Discutir abordagens e teorias que permitam uma compreensão preliminar sobre a questão dos deslocamentos populacionais a partir de elementos como: identidade nacional/nação/nacionalismo; teorias raciais/etnia/xenofobia; legislação migratória; conflitos étnicos e desenvolvimento econômico.
D) Conteúdo Programático e Bibliografia Indicativa:
· Deslocamentos populacionais: migrações, território e identidade no mundo contemporâneo.
· A imigração ou o que é um imigrante.
· Imigração e Identidade Nacional: apontamentos para a compreensão do "caso brasileiro"
· Migrações Internas, identidade e desenvolvimento econômico.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções